Dois projetos inovadores para facilitar a vida de aposentados, reservistas e pensionistas e orientar aqueles servidores estaduais que querem planejar a transição para a inatividade foram lançados nesta quarta-feira (30), durante o evento Dia a Dia da Previdência, na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba).
Iniciativa da Superintendência de Previdência do Estado (Suprev), o encontro mobilizou servidores ativos e inativos, além de membros de entidades representativas do funcionalismo público, interessados em conhecer o novo Serviço de Orientação para a Aposentadoria e Reserva do Estado e ficar por dentro dos benefícios promovidos pela Prova de Vida Automatizada.
“Eu acredito que só há avanço quando há inovação por trás. Em março de 2023, aqui mesmo neste auditório, nós lançamos o simulador de aposentadoria.
Hoje, temos o lançamento de mais duas inovações, que atendem a outra diretriz importante desse governo que é disseminar a cultura previdenciária, para que o servidor possa ter acesso a todas as informações necessárias e planejar a sua transição para aposentadoria da forma mais tranquila possível”, afirmou, na abertura do evento, o secretário da administração do Estado, Edelvino Góes.
Na sequência, o superintendente de previdência do Estado, José Maria Dutra, fez um balanço destas e de outras iniciativas desenvolvidas pela Suprev.
“Depois de sete meses de resultados muito positivos com a automatização da prova de vida, vimos que precisávamos de outra inovação muito importante. Hoje, o servidor tem à sua disposição tanto a ferramenta para simular a aposentadoria como o atendimento para tirar suas dúvidas”, resumiu o superintendente.
Já a diretora de benefícios previdenciários, Joana Pinheiro mostrou para a plateia do evento os benefícios do Serviço de Orientação para a Aposentadoria e Reserva, que já está disponível para servidores efetivos civis e militares mediante videoatendimento agendado pelos telefones 0800 071-5353 e 71-4020-5353 ou no endereço www.ba.gov.br.
“Num contexto de muitas mudanças na legislação, nossa intenção é fazer com que as informações cheguem de uma forma simples ao servidor público efetivo ativo do estado. São mais de 100 mil pessoas espalhadas no território da Bahia e que ficam às vezes um pouco desamparadas porque estão distantes de seus RHs ou de outro canal que lhes permita entender melhor a sua vida funcional”, explica Joana.
Após a fala da diretora no evento, foi a vez do superintendente da Previdência, José Maria de Abreu Dutra apresentar à plateia mais detalhes sobre a Prova de Vida Automatizada. Resultado de uma parceria da Secretaria da Administração do Estado (Saeb) com a BB Tecnologia e Serviços, do Grupo Banco do Brasil, a iniciativa vem permitindo que o controle sobre o cadastro de beneficiários da Suprev seja realizado sem a necessidade de que aposentados e pensionistas se desloquem anualmente aos postos da Rede SAC ou recorram a canais virtuais para fazer a prova de vida.