O deputado federal e ex-ator Mario Frias (PL-SP) foi internado em Brasília para tratar uma trombose arterial em um dos membros inferiores. A equipe do deputado afirmou que o estado de saúde do parlamentar é estável, mas que ele deve passar os próximos dias sob observação no Hospital Santa Lúcia Sul, na capital federal, para realizar exames.
Segundo informações, Frias foi internado por volta das 18 horas da quarta-feira (6) após sentir dores na região do peito.
A trombose é o processo de coagulação do sangue dentro de um vaso sanguíneo, culminando na formação de trombos. A trombose arterial se dá quando esta coagulação se dá em uma artéria, vaso que leva sangue aos órgãos.
Quando o processo ocorre nos membros inferiores, tal qual na situação do deputado, o caso é considerado sério, uma vez que o trombo se forma em uma artéria responsável pelo transporte de sangue oxigenado para as pernas. A condição pode resultar até mesmo na perda do membro afetado se o fluxo sanguíneo não for restabelecido.
A trombose é de maior incidência em pessoas com fatores de risco, que possuam histórico familiar da doença, obesidade, sedentarismo, tabagismo ou doenças cardíacas. A prevenção é possível através de um estilo de vida ativo e com a adoção de uma alimentação equilibrada.
Frias foi secretário Especial de Cultura do Brasil durante o governo Bolsonaro, entre 2020 e 2022. Em 2023 passou a exercer o cargo de deputado federal, para o qual foi eleito com mais de 122 mil votos.